23 de outubro de 2022

* Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 9 - 14 ...

30º Domingo do Tempo Comum - 23 de outubro de 2022 ...

Naquele tempo, 9. Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:

10. “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.

11. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13. O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14. Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a Vós, Senhor! 

⚘ Senhor ... Quanto esforço Tu fazes para me convencer a ocupar o lugar justo na relação comigo, com Teu Pai e com os outros.

Que minha oração seja consciente de que meu lugar não é nem acima nem abaixo e sim ao lado, de que meu horizonte não é buscar ser nem maior nem menor e sim semelhante, de que minhas ações não me tornam nem um semideus nem um demônio e sim um humano.

Afasta então de mim todo risco de hipocrisia que me faz subir num pedestal ao invés de descer às crateras de minha própria humanidade.

Se eu tiver a coragem de reconhecer em mim as cobranças indevidas, os padrões impostos, os entraves à filiação agradecida, à paternidade generosa, à fraternidade santa, eu descobrirei a bondade do Céu que me eleva, que me justifica, que me santifica, quando meu olhar e meu coração são capazes de se abrir à lógica misericordiosa do Teu Amor!⚘

* Padre Francys Silvestrini Adão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.