14 de agosto de 2011

* Papai ... a minha maior saudade!


Papai querido, lembrar de você é lembrar de momentos saudosos de minha infância, adolescência. Lembrar dos passeios, dos fins de semana, das brincadeiras na gangorra e  no balanço,  dos domingos na barraca da praia, dos passeios na praia do Guarujá, dos filmes no Cine Macuco, enfim, é recordá-lo sempre protetor ao nosso lado.  

É lembrar de suas férias, de nossas férias, de nossas viagens de trem todos os anos à  Potirendaba, ou mesmo nos fins de semana à São Paulo, no bairro da Cantareira,  na casa do Tio Celso. É lembrar das visitas que fazíamos na casa dos parentes e amigos,  da Tia Pina, da Rosinha, do Zé Cardoso e dos que recebíamos em casa. É lembrar das festas de  Natal na casa dos seus primos, de nossos aniversários sem bolo, onde o Senhor nos comprava nosso doce preferido na Mercearia Natal, as bolachinhas de leite, o doce de figo Ramires ...

Pai, lembrar de você é lembrar de saborear aquela refeição dividida com tanto amor para mim e para minha irmã, é lembrar de sua ajuda com as lições de casa,  a preocupação  com as provas mensais, é lembrar de seus cuidados com o meu primeiro emprego, com a minha adolescência, com o meu namoro, a preocupação com o meu casamento, sua trajetória comigo até o altar, é lembrar da sua alegria com o nascimento do Fabrício e o do Mauricio.

Pai, lembrar do Senhor é lembrar da infância do Fabrício, dos passeios que faziam sempre de mãozinhas  dadas. O levou para conhecer a cidade de Santos todinha, suas praias, seus parques, seus grandes mercados da época. O Senhor adorava fazê-lo sorrir, gargalhar com suas palhaçadas ... O amava tanto! Seu primeiro neto! O neto tão esperado!

Pai, o Senhor foi o maior sinal de Deus em minha vida, me ensinando só o bem,  demonstrando sempre o seu  amor, educando-me com energia, através de exemplos, eu o compreendia só pelo seu olhar. Pai, você  presenteou-me com a virtude do equilíbrio, da serenidade, da sinceridade. O senhor nunca aprovou palavras de rancor, de discórdia, de desajustes. Ensinou-me o sentido bom da vida e a sabedoria para saber resolver os problemas do dia a dia.

Pai, o senhor sempre foi um homem justo, direito, responsável,  pobre ... mas, honesto,  vivendo sempre  na esperança de uma vida digna.  Suas esperanças nunca foram colocadas nas vaidades, mas na prática da palavra do Senhor,  fazendo o bem sem olhar quem quer que fosse. Pai, suas atitudes sempre serão louvadas. Será para sempre bendito porque para a minha formação, lutou com todas as forças de seu ser.

Pai, lembrar de você me faz recordar das muitas consultas médicas que eu o acompanhava,  me faz lembrar de quando o senhor começou a ficar esquecido, eu sabia que o senhor percebia isso, seu declínio mental, sua tristeza ao perceber que não lembrava de muitos fatos do dia a dia. Que tristeza vê-lo sofrer! Que tristeza vê-lo desabafar e questionar-me sobre algo. Eu sempre tentava  deixá-lo para cima e o fazia entender que  sempre estaria por perto, eu o fazia sentir o quanto  era amado, o quanto era protegido. Quando desabafava comigo suas angústias, sua preocupação com a mamãe e a Tereza, eu  pacientemente o ouvia e  com o meu jeitinho amoroso  lhe tirava a preocupação. Muitas vezes, o senhor voltava na mesma conversa e eu o escutava mais uma vez.

Pai, quantos ensinamentos, quantos exemplos ...  o senhor me deixou  a maior  herança que um filho pode receber, me transformei nessa pessoa que sou, por isso eu lhe tenho a minha eterna gratidão.

Sabe Pai amado,  sempre fui uma filha muito amorosa, procurei sempre provar-lhe o meu amor, mas nunca imaginei  que ao entrar para aquela UTI eu não iria mais vê-lo com vida.

Eu ainda tinha esperanças de trazê-lo para casa,  por duas outras vezes já o tinha feito,  não seria ainda dessa vez. Mas eu estava completamente enganada. Era a vontade de Deus, não a minha ...

Nossos últimos momentos juntos foram no quarto do  hospital, eu o acariciando e lhe dizendo que logo voltaríamos juntinhos para casa. Eu sempre rezava sobre sua cabecinha o Pai Nosso. Foi assim que eu fui para casa tomar um banho e quando eu voltei o Senhor tinha passado mal e assim  levaram-no para a UTI.

Papai, um anjo como o Senhor, por certo está na Paz  de Deus Pai. Hoje no dia dos Pais, aceite minha sincera homenagem em meio de tantas saudades ... muitas saudades.

Papai querido, peço-lhe a sua benção ...

Com todo o meu amor ...

Sua filhinha, Maria Imaculada ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.