7 de agosto de 2011

* Qual é a nossa verdadeira vocação?


Muitas vezes ficamos a nos questionar sobre qual é de fato nossa vocação e  o que Deus quer de nós.  Neste texto, Madre Teresa de Calcutá fala a um irmão em dúvidas sobre qual seria sua vocação,  o que Deus mais quer de nós.

“Há algumas semanas, um de nossos irmãos veio me procurar. Estava num estado de grande angústia. Disse-me: “Sinto que minha vocação é a de trabalhar com os leprosos. Quero consagrar toda a minha vida, todo o meu ser, para realizar esta vocação.”

Eu lhe disse: “Você está errado, irmão. A sua vocação é a de pertencer a Jesus. Ele escolheu você para Ele e o trabalho é apenas um meio para poder amá-lo concretamente. Por isso, aquilo que você faz não tem muita importância. O que verdadeiramente interessa é que você pertença a Ele, que você seja dele, que ele lhe dê força para fazer aquilo que você deve fazer.”

A mesma coisa vale para nós. Interessa muito pouco aquilo que fazemos ou onde estamos, desde que tenhamos em mente que nós somos propriedade de Jesus, que Ele pode fazer de nós aquilo que quiser, que nós lhe devemos o nosso amor e que o amamos. Se trabalhamos para ricos ou para pobres, se trabalhamos para alta sociedade ou entre os favelados, o que verdadeiramente interessa é o amor que colocamos no nosso trabalho.”

Muito bonito, não? Madre Teresa fala com clareza de que tudo o que for feito com amor, aí se encontra a verdadeira vocação, como Teresinha de Jesus, cuja vocação era o AMOR. Nossa vocação é ser de Jesus e por isso é o Amor, fazer tudo por amor, para o Amor e com amor. São Paulo (I Cor 13) nos ensina :  Se não tiver amor, nada somos e se não fizermos com amor de nada valerá.

Agosto é o mês das vocações e nos chama à reflexão da importância do nosso papel,  o nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que nos deve levar à ação, vivenciando no dia a dia o chamado que Deus Pai nos faz.

Que a celebração do mês vocacional nos traga as bençãos da nossa vocação leiga, religiosa, diaconal ou sacerdotal, pois todas elas são indispensáveis e levam  à perfeição da caridade.

Que Deus nos dê a graça de fazermos tudo por amor a Ele para que nossa vocação gere frutos em abundância.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.