28 de agosto de 2011

* São Mateus 16, 21-27.


Naquele tempo,  desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia.

Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: “Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá!”
 
Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: “Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!”

Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?... Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras”.

Palavra da Salvação.

Glória a Vós, Senhor!



"Se alguém Me quiser seguir, renegue-se a si mesmo, pegue na sua cruz e siga-Me"

Com olhos muito humanos, não vamos entender o que é de Deus e o que devemos realizar com Deus. Muitas vezes a caminhada se confunde com o caminho, porém faz-se necessário compreender aquelas vezes em que estes caminhos não se confundem. O Senhor nos chama a sermos missionários em qualquer lugar, sob qualquer situação e está á uma das belezas de ser movido pelo amor de Deus.

Este amor transborda e por não caber em si, vai em busca de nova dimensões. Por isso o Senhor te alerta, ao mesmo tempo convoca: largue tudo e me siga. Largue velhos laços, deixe velhos costumes que te impedem de caminhar conforme os ensinamentos do Céu. Ser de Deus requer reconhecer coisas e pessoas que nos afastam do caminho. Entretanto, não basta reconhecer. É preciso saber lidar com isso. Saber lidar com o valor de cada um, sem desmerecermos o nosso próprio valor e sentimento.

Seguir a Jesus é pertencer - em vida - ao Céu. É viver a experiência de expandir o amor para que o mesmo contamine nossos próximos, criando um ambiente de paz, segurança e conforto. Por esta razão, em Igreja, nos encontramos em Família. Pois é neste lugar que residem estas qualidades. Assim, a renúncia que nos pedem, não pode significar deixar de viver, mas sim, deixar de pecar.

O exercício é contrário. É outro. Jesus veio libertar almas e espíritos, modos de pensar. Roma não era meta de Cristo. Muitos não compreenderam. A salvação material não é meta, nem deve ser. Contudo, não pode deixar de estar associada a pessoas que conseguem lidar melhor com situações quando enxergam a ótica da vida em Cristo. Entretanto, não é promessa que haja e nem que ocorra com todas as pessoas. Com isso, nossa fé não deve estar pautada neste tipo de visão "encantada" da Salvação. O nosso desafio é ser Rebanho do Senhor, ser Evangelizador de outros homens, é a beleza de aceitar a nossos desafios sem esmorecer.

A cruz não é nem pode ser sinal de derrota. A Cruz é o desafio diário de aceitar nossas realidades, limitações e mesmo diante de todas as dificuldades, caminharmos rumo à Eternidade. Para tal, é preciso que tomemos - cada um - as nossas cruzes. O Senhor nosso Deus não nos deixará cair, Ele será nosso Sirineu ao longo de toda jornada. Basta acatar o chamado que há.

O domingo, neste tempo litúrgico, nos permite atualizar no "hoje" as vontades do Senhor em nossas vidas. Aceitar a vontade do Pai é questão de perceber-se filhos e filhas do Criador. É notar o que muitas vezes insistimos em ocultar: Deus é nosso início e fim. Fim último, desejo de morada eterna.

Abramos as portas dos nossos corações às vontades dos Céus. Atualizemos neles os desígnios do Pai em nossas vidas para que possamos segui-los em verdade. Deixemos que nossas vidas se transformem em canal que transmita a luz dos céus. Assim, que a sombra não se propague e que mesmo se acaso propagar-se, seja sinal da mesma luz a romper o escuro, a desfazer a penumbra. É a salvação que nos aborda e nos chama a caminhar com Ele.

Feliz Dia do Catequista a todos os meus queridos Catequistas do Brasil e dos Países de Língua Portuguesa!

Fiquem com Deus,

Catequista Bruno Velasco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.