20 de agosto de 2011

São Lucas 1, 39- 56.


Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com grande grito, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu .
Então Maria disse:

A minha alma engrandece o Senhor,
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a humildade de sua serva.

Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada,
porque o Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor.

O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o respeitam.

Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração.
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.

Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias.

Socorreu Israel, seu servo, lembrando se de sua misericórdia,
conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão
e de sua descendência, para sempre

Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

Neste domingo cantamos glórias à Maria – exaltada acima dos anjos e triunfante junto a seu Filho, Jesus. Maria é aquela que trouxe em seu ventre o próprio Deus encarnado. Ela é nossa intercessora junto ao Pai. Revestida de honras e glórias, ela reconhece, agradecida, as maravilhas que Deus realizou em favor do povo. Ela é o grande sinal da nova humanidade redimida pelo seu Filho. Como mãe, Maria cuida de nós e de nossos filhos e filhas, pois, assim como a comunidade gera Cristo ressuscitado e a ressurreição de Cristo é a certeza de nossa ressurreição, Deus realiza, em Maria, as maravilhas em favor dos humilhados. Deste modo, Maria alcançou a plenitude da salvação e nos espera para vivermos sempre com ela.

O cântico de Maria e sua bem-aventurança são a expressão da bem-aventurança dos pobres e do canto de liberdade de todos os oprimidos, explorados e excluídos, de todos os tempos. Maria apresenta como já concretizado, a partir de sua gestação, o projeto vivificante de Deus. Pela vida e presença de Jesus os pobres humildes são restaurados em sua dignidade, enquanto que os favorecidos pela sociedade são destituídos de seus privilégios. Está em ato a intervenção de Deus na história, trazendo a esperança de um mundo novo onde vigore a justiça e o amor.

Neste dia, roguemos a Deus que abençoe a todos os Religiosos e Religiosas.



Pai,
conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou,
sendo exaltada por ti.
Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para você interagir comigo.

Deixe aqui seu comentário.